terça-feira, 26 de agosto de 2014

2º Ano 

Reino Protista

Características gerais: Eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autotróficos ou heterotróficos. O Reino Protista compreende um diversificado número de organismos. Deste reino fazem parte as algas e os protozoários.
Podem possuir núcleo envolto por membrana celular, DNA associado a histonas (principais proteínas que compõe a cromatina e que desempenham um importante papel na regulação dos genes) e organelas como, por exemplo, as mitocôndrias e os cloroplastos.
Teoricamente acredita-se que as organelas dos protistas descendem da evolução especializada das bactérias simbióticas, que vivem no interior das células e de outras bactérias, o que contribuiu, pelo menos em parte, com sua transição de célula procarionte (células sem membrana separando o núcleo do citoplasma) para célula eucarionte (células com núcleo organizado e separado do citoplasma por membrana nuclear).  Antes do advento da bioquímica moderna e do microscópio eletrônico, estes organismos estavam inseridos dentro do reino das plantas e dos animais.  Atualmente, sabe-se que a maior parte dos protistas teve uma evolução independente. Existem aproximadamente 60.000 espécies de seres vivos pertencentes ao reino protista.

 A célula de um protista é semelhante às células de animais e plantas, mas há particularidades. Os plastos das algas são diferentes dos das plantas quanto à sua organização interna de membranas fotossintéticas. Ocorrem cílios e flagelos para a locomoção.  A célula do protozoário tem uma membrana simples ou reforçada por capas externas protéicas ou, ainda, por carapaças minerais, como certas amebas (tecamebas). Os radiolários e heliozoários possuem um esqueleto intracelular composto de sílica.

Exemplos de células de protistas

Fonte: eltondacostabiologia.blogspot

Além disso, os foraminíferos são dotados de carapaças externas feitas de carbonato de cálcio.  As algas diatomáceas possuem carapaças silicosas.
O citoplasma está diferenciado em duas zonas, uma externa, hialina, o ectoplasma, e outra interna, granular, o endoplasma. Nesta, existem vacúolos digestivos e inclusões.


Habitat dos Protistas
Os protistas podem ainda ter adaptações de forma e estrutura de acordo com o seu modo de vida: parasita, ou de vida livre. 
Os protozoários são, na grande maioria, aquáticos, vivendo nos mares, rios, tanques, aquários, poças, lodo e terra úmida. Há espécies mutualísticas e muitas são parasitas de invertebrados e vertebrados. Eles são organismos microscópicos, mas há espécies de 2 a 3 mm. Alguns formam colônias livres ou sésseis.
Fazem parte do plâncton (conjunto de seres que vivem em suspensão na água dos rios, lagos e oceanos, carregados passivamente pelas ondas e correntes). No plâncton distinguem-se dois grupos de organismos:
  • fitoplâncton: organismos produtores (fotossintetizadores), representados principalmente por dinoflagelados e diatomáceas, constituem a base de sustentação da cadeia alimentar nos mares e lagos . São responsáveis por mais de 90% da fotossíntese no planeta.
  • zooplâncton: organismos consumidores, isto é, heterótrofos, representados principalmente por protozoários, pequenos crustáceos e larvas de muitos invertebrados e de peixes.

Classificação dos Protozoários

Sistema proposto por estruturas locomotoras (A classificação atual também considera o material genético).

Ciliados: como exemplo o paramécio, que é um protista de vida livre, que se move por meio de cílios.
                                            Paramécio
                                          Fonte:coladaweb.com

Amebóides (Rizópodes ou Sarcodíneos): como as amebas, que se locomovem através de pseudópodes (prolongamentos citoplasmáticos). São encontrados em solos úmidos, águas doces e salgadas. Algumas espécies são parasitas, inclusive do ser humano.

                                             Estrutura de uma ameba
                                             Fonte:resumindoconteudo.zip.net
Outros amebóides:

                                       Figura 1. (a) Helizoário, b. radiolário,  c. Foraminífero.
Fonte: infoescola.com

Figura 1. (A) Fotomicrografia de um heliozoário ao microscópio óptico. (B) Esqueleto interno de um radiolário (microscópio eletrônico de varredura). (C) Esqueleto externo de um foraminífero (microscópio eletrônico de varredura).

Flagelados ou Mastigóforos: se locomovem por meio de flagelos, como o protista da giardíase.
                                Giardia lambia
                              Fonte: www.dog-health-problems-online.com

Esporozoários: desprovidos de organelas locomotoras, como o protista da toxoplasmose e o plasmódio (causador da malária).

                                                          Estrutura geral de um plasmódio.

                                            Fonte: en.wikipedia.org    




Processos Reprodutivos dos Protozoários

         De modo geral a reprodução dos protozoários é sexuada (conjugação) ou assexuada (Divisão Binária/Cissiparidade/Bipartição ou múltipla.

Processo Assexuado por Bipartição
Processo Assexuado Por Divisão Múltipla
Fonte: nossomeioporinteiro.wordpres
Ocorre com protozoários causadores da Malária e da Leishmaniose


Processo Sexuado por Conjugação

Fonte:sobiologia.com.br
Reprodução em paramécio



8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. e Pensar q Células tem Tantas Coisas Para Serem estudadas , Concerteza Irei Reler Muitas vezes irá me Ajudar Mt

    Paulo Filho , JK
    2º Ano

    ResponderExcluir
  3. Intendi que na maioria dos Protozoários são aquático vivendo em mares, rios, lagos e terra úmida .Há espécie mutualisticas e muitas são parasita de invertebrados e vertebrados.

    ResponderExcluir
  4. Através do estudo deste texto eu pude compreender o quanto o reino protista é extenso, embora ele possua muitas características podemos observar bem que eles são bem especificos ao assunto estudado, e ainda podemos saber mais sobre as células, os protozoários.

    Adilson Grégorio Nunes, EJK 2º Ano

    ResponderExcluir
  5. Agora sei a diferença entre algas e plantas, o reino protista é um dos melhores para se estudar. Ailton Gregório Nunes, 2º ano, Jk.

    ResponderExcluir
  6. Entendi que Os protistas podem ainda ter adaptações de forma e estrutura de acordo com o seu modo de vida: parasita, ou de vida livre.

    Tiago da cunha lima 2 ano C
    FPB

    ResponderExcluir
  7. Entendi que fitoplâncton: organismos produtores (fotossintetizadores), representados principalmente por dinoflagelados e diatomáceas, constituem a base de sustentação da cadeia alimentar nos mares e lagos . São responsáveis por mais de 90% da fotossíntese no planeta.

    Antônio Ramos 2 ano C
    FPB

    ResponderExcluir
  8. Entendi que Os protozoários são, na grande maioria, aquáticos, vivendo nos mares, rios, tanques, aquários, poças, lodo e terra úmida.

    Wanderley Martins 2 ano C
    FPB

    ResponderExcluir